quinta-feira, 21 de março de 2013

GRUPO 14 - 3ºB

Posted by L-SHOW On 05:15 | No comments


1. Duas cargas elétricas de 9 mC e 25 m C 
encontram-se fixas e separadas de uma distância de 60 centímetros uma da outra, no vácuo. Onde podemos colocar uma terceira carga de 2 mC, para que fique em equilíbrio  na presença das outras duas?
 
2. Resolva o problema anterior substituindo a carga   de  9 m C por - 9 mC.

3. A carga de um elétron é da ordem de 1,6 10-19 Coulomb. Se um corpo recebe a carga de 10 microcoulombs, qual a quantidade de elétrons que deve ter sido adicionada a ele? 

4. Considere os materiais a seguir:
1) madeira seca 5) ouro
2) vidro comum 6) náilon
3) algodão 7) papel comum
4) corpo humano 8) alumínio
Pesquise sobre esses materiais e verifique quais são bons condutores de eletricidade?
6. Dois pedaços de um mesmo tipo de material são atritados entre si. Eles ficarão eletrizados? Por quê?

GRUPO 13 - 3º B

Posted by L-SHOW On 05:08 | No comments


1. Uma partícula com carga de 8 m C é colocada em contato com outra idêntica e neutra. Após o contato, elas são separadas de 4 cm uma da outra, no vácuo. Qual a intensidade da força elétrica entre elas?



2. Duas cargas elétricas puntiformes idênticas se repelem, no vácuo, com uma força de intensidade 9x10-4 N, quando separadas de uma distância de 1 cm. Qual o valor das cargas?



3. Uma pequena esfera recebe uma carga de 40 m C, e outra idêntica, localizada a 20 cm da primeira, no vácuo, recebe a carga de - 10 m C.

a)    Qual a intensidade da força de atração entre elas?
b)    Colocando-as em contato e afastando-as de 5 cm, qual a força entre elas?



4.     Determine a que distância deve ficar localizadas, no vácuo, duas cargas puntuais idênticas, de módulo  igual a 1 m C, para que o nódulo da força de interação entre elas seja de 30 N.
 
 
 

GRUPO 12 - 3º B

Posted by L-SHOW On 05:05 | No comments


1. A distância entre duas partículas eletrizadas, no vácuo, é de 1,0 m. Suas cargas elétricas são iguais a 1 m C cada uma. Sendo a constante eletrostática no vácuo igual a 9.109  em unidades do SIU, determine a intensidade da força elétrica entre elas.


2. Duas pequenas esferas  no vácuo estão eletrizadas com cargas elétricas q = -2 m C e Q = 3 m C. A distância que as separa é 1,0 m. Calcular a intensidade da força eletrostática entre elas, no vácuo.

3. Duas partículas A e B eletrizadas, no vácuo, estão separadas uma da outra de uma distância de 10 cm. A partícula A tem carga elétrica  de 2 m C , enquanto B tem carga desconhecida. A força eletrostática com que se repelem tem intensidade 5,4 N. Determine a carga da partícula B.



4. Duas cargas elétricas puntiformes e idênticas no vácuo repelem-se com força de intensidade 0,1 N, quando separadas de uma distância de 30 cm. O meio é o vácuo. Determine o valor das cargas.
 
 

Blogroll

About